Criar um Site Grátis Fantástico
QUESTÕES PARA 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO POPULAÇÃO
QUESTÕES PARA 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO POPULAÇÃO

QUESTÃO Nº 01 - Com base no gráfico a seguir, referente à população brasileira no período de 1940 a 1991, e considerando as peculiaridades demográficas do nosso país, pode-se afirmar que: (imagem abaixo)
a) a evolução da taxa de incremento da população revela padrões demográficos típicos de país com intensa migração interna.
b) a taxa de incremento está desvinculada do aumento da população absoluta, devido ao aumento da imigração nas últimas décadas.
c) a projeção do comportamento das curvas representadas para o final do século prenuncia uma forte redução da população absoluta.
d) a queda pronunciada na taxa da incremento não impediu, até agora, o aumento da população absoluta.
e) as taxas de incremento verificadas nas décadas de 50 e 60 estão associadas às baixas taxas de fecundidade da mulher brasileira naquele período.

 

QUESTÃO Nº 02 - O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade, em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a:
a) movimentos rítmicos sazonais, resultantes da homogeneidade do espaço urbano.
b) uma modalidade transumância para aproveitar trabalhadores temporários nas áreas centrais.
c) expansão horizontal urbana e periferização de mão de obra.
d) um intenso nomadismo gerado pela especulação imobiliária com verticalização da marcha urbana.
e) movimentos rítmicos sazonais ligados às atividades do setor terciário.

QUESTÃO Nº 03 - Analise o gráfico a seguir e identifique as linhas que correspondem à população economicamente ativa distribuída por setores da economia.
POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA NO BRASIL
(imagem abaixo)
I II III
a) primário terciário secundário

 

 

b) primário secundário terciário
c) secundário terciário primário
d) terciário secundário primário
e) terciário primário secundário

 

QUESTÃO Nº 04 - A tabela a seguir mostra que as mulheres brasileiras estão ampliando sua participação no comando das famílias nas Regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Porém, não é este o caso da Região Norte onde os índices são mais baixos. O Estado de Rondônia, por exemplo, apresentava o índice de 11,7% em 1991. (imagem abaixo)
Examine com atenção as alternativas a seguir e assinale a afirmação FALSA.
a) Os elevados índices de participação das mulheres enquanto chefes de família, no Nordeste brasileiro, se explica em função da continuidade das emigrações de homens para a Região Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
b) A ampliação da participação das mulheres como chefes de família, nas regiões assinaladas na tabela, é o resultado de conquistas obtidas pelo movimento feminista que possibilitou às mulheres as mesmas condições no mercado de trabalho que os homens.
c) Rondônia tem um baixo índice de participação de mulheres enquanto chefes de família, por ser uma área de imigração recente e, neste caso, como acontece geralmente, predomina a população masculina.
d) Em vista dos níveis salariais mais baixos que as mulheres obtêm no mercado de trabalho, a elevação do número de mulheres como chefes de família indica uma elevação da miséria social, ampliando o fenômeno conhecido como feminização da pobreza.
e) A desestruturação das famílias tem como uma de suas causas principais o intenso movimento migratório que atinge uma grande parte da população brasileira. Uma quantidade expressiva de brasileiros não vive onde nasceu e ainda não tem seu paradeiro definitivo.
QUESTÃO Nº 05 - (Ufg) Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades.
A espacialização do processo produtivo revela que
a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam muita força de trabalho qualificada e poucos trabalhadores semiqualificados.
b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão-de-obra e a proximidade do mercado consumidor.
c) as empresas instalaram unidades produtivas em alguns países de industrialização tardia, incentivadas pela política de substituição de importações.
d) a criação de espaços industriais, nos países do Terceiro Mundo, foi promovida pelas políticas estatais de incentivo ao consumo dos países centrais.
e) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.

QUESTÃO Nº 06 - (Ufrn) A economia pós-industrial, que caracteriza as duas últimas décadas do séc. XX, ameaça reverter as conquistas sindicais que foram alcançadas, especialmente na Europa Ocidental, durante as décadas de forte crescimento econômico do pós-Segunda Guerra Mundial. Isso se deve à
a) flexibilização da legislação trabalhista, mediante a ampliação dos empregos temporários, como resultado das lutas sindicais.
b) produção do desemprego estrutural, em virtude da maior participação do setor secundário na economia.
c) flexibilização das relações de trabalho e à diminuição dos custos de produção, as quais decorrem da reorganização da produção.
d) busca de estratégias para redução de custos fixos, destacando os encargos trabalhistas e a manutenção de hierarquias no emprego industrial.

QUESTÃO Nº 07(Ufrrj) O mundo vem assistindo a uma revolução no setor produtivo que tem sido chamada de terceira Revolução Industrial ou Revolução Técnico-Científica (Revolução Tecnológica). A plena inserção brasileira nesse contexto enfrenta um sério obstáculo, que é
a) a grande extensão do território nacional, encarecendo a produção tecnológica.
b) o distanciamento geográfico do Brasil em relação aos principais centros tecnológicos.
c) a incompetência tecnológica nacional no setor agrário - exportador.
d) o exagerado crescimento brasileiro no setor da indústria de consumo.
e) a limitada capacitação técnico-científica da produção nacional.
QUESTÃO Nº 08 - (Ufrrj) Com a emergência da Terceira Revolução Industrial e da reestruturação do capitalismo, nas últimas décadas do século passado, além da ruptura do modelo industrial e tecnológico, eram questionadas também as relações econômicas, sociais e políticas definidas pelo padrão de industrialização fordista.
Sobre a reestruturação do capitalismo e as consequências sobre a organização do trabalho não é correto afirmar que
a) reverteu o longo período de alinhamento da relação capital/trabalho, relativamente favorável ao segundo.
b) admitiu as regulações governamentais protecionistas que engessaram o mercado de trabalho e aumentaram a competitividade.
c) golpeou a organização sindical que, na defensiva, perdeu parte do seu poder de representação e enfrentamento.
d)alterou o processo produtivo e o trabalho envolvido na produção, acentuando a exclusão econômica e social.
e) afetou o mundo do trabalho ao mudar as relações no processo produtivo, a divisão do trabalho e as negociações coletivas.

QUESTÃO Nº 09 - (Ufsm) Assim como a industrialização se propagou para o resto do mundo, também a terceira revolução técnico-científica age sobre todo o planeta. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir, considerando as características dessa revolução.
( ) velocidade e mudanças, a cada década, permitindo rápida ascensão qualitativa
( ) expansão espacial, quebrando o monopólio industrial da Inglaterra
( ) maior necessidade de qualificação da mão de obra com remuneração estável ou aumentada
( ) uso de fontes de energia básica, como o petróleo
A sequência correta é
a) F - V - F - V.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - F.
d) V - V - F - V.
e) F - V - V - F.
Parte inferior do formulário


QUESTÃO Nº 10 - (IFPA) Durante o Estado Novo (1937-1945), foram criadas as bases necessárias para o desenvolvimento industrial brasileiro a partir dos anos 50. O Estado tornou-se o grande investidor na indústria de base, criando empresas que foram fundamentais para o surto industrial posterior. Entre essas empresas, destacamos o (a):
a) Eletrobrás
b) Banco Central
c) Companhia Siderúrgica Nacional
d) Banco do Brasil
e) Petrobras

QUESTÃO Nº 11 - (UESPI) O desenvolvimento industrial brasileiro, que teve início no final do século XIX, ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:
a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.
d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.